Alfa Romeo 156 1999

.

.
Em 1993 a Alfa Romeo decidiu que era hora de projetar um sucessor para o modelo Alfa 155.

Existiam três projetos na mesa, sendo um do Studio Pininfarina, outro do Studio Italdesign e o Centro Stile, que é um departamento de design da própria Alfa Romeo. O estúdio escolhido para realizar o projeto acabou sendo o da própria marca.

Finalmente, após passar por difíceis situações financeiras durante o projeto, no dia 09 de outubro de 1997 durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, a Alfa Romeo apresentou ao público seu novo modelo, o Alfa 156. Um ano após de seu lançamento, o Alfa 156 recebeu um prêmio, onde foi considerado o melhor carro do ano na Europa.

Podemos perceber que o Alfa 156 traz toda a tradição esportiva da Alfa Romeo, incorporando elementos clássicos em um sedan absolutamente moderno e original. O modelo 156 se tornou o carro de maior sucesso comercial da Alfa Romeo de todos os tempos.

O desenho e o caráter são inigualáveis para um veículo quatro portas, graças ao design da lateral e das superfícies que formam a parte inferior do carro: compacto, baixo e elegante.

A presença das maçanetas é evidente apenas nas portas da frente, assim, as portas de trás tendem, visualmente a desaparecer. O espaço é de um sedan: amplo, acolhedor e confortável. Mas o desenho é de um coupe: ousado, agressivo e potente na estrada com um ótimo desempenho.

Na parte interna encontramos todos os elementos de tradição da Alfa Romeo incorporado ao projeto que oferece condições perfeitas para o motorista e muito conforto para os passageiros. O resultado final é inigualável. Esportividade, segurança, conforto e acima de tudo, o máximo prazer de dirigir.

Aqui no Brasil, o Alfa 156 chegou em 1998, um ano após o seu lançamento no mercado europeu. Inicialmente o modelo estava disponível apenas em uma opção de motorização, sendo o 2.0 16V TwinSpark que rendia 153 CV. Em 2002 a marca começou a importar o modelo Alfa 156 com motor 2.5 V6 de 193 CV.

O câmbio podia ser manual de 5 ou 6 velocidades (no modelo V6). O silêncio ao rodar no veículo é garantido graças à concepção do motor e da embreagem que utilizam materiais anti-ruído em conjunto com as técnicas de montagem da carroceria.

Este Alfa 156 da matéria é a versão Elegance 2.0 16V TwinSpark, sendo uma das 20 unidades que a Alfa Romeo trouxe ao Brasil neste tom de cor, chamado Azzurro Fantasia. As rodas aro 17 são do Alfa Romeo Brera (único jogo de rodas no Brasil) em conjunto com os pneus 215/45-R17. Deste modo o Alfa 156 esbanja toda a exclusividade de um autêntico Cuore Sportivo.

Um abraço, Fernando A. De Gennaro.
.
Fotos: Fernando A. De Gennaro